NOTICIAS PRINCIPAIS

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cedro-CE: Lixo químico jogado em lixão revolta moradores

 
 
 
 
André Costa
(Foto: Agência Miséria )
A contaminação do solo ou os possíveis riscos causados à saúde não foram motivos suficientes para impedir que a Prefeitura de Cedro (distante cerca de 430 quilômetros de Fortaleza) despejasse medicamentos supostamente vencidos no lixão daquela cidade.
Camuflados com outros tipos de lixo, as diversas caixas contento remédios foram transportadas, pelo caminhão basculante que é responsável pela limpeza do município, para o terreno onde são depositados os demais detritos e lá, enterradas em covas.
Entramos em contato com o Chefe do escritório regional do IBAMA, Fábio Lima Bandeira, que elencou os diversos danos causados com essa pratica. “Os medicamentos contêm substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água, portanto, devem ser descartados em locais adequados ou, recolhidos pela indústria farmacêutica”, destacou.
Fábio explica que os resíduos químicos possuem em sua formulação, substância de difícil decomposição, podem contaminar os recursos hídricos e, até mesmo, alterar o desenvolvimento de plantas e animais. Ele lembra que o município pode ser multado, como prever a Lei n° 9.605/98.
Na ausência do Gestor Municipal, Nilson Diniz, a Secretária de Saúde, Sayonara, se pronunciou sobre o caso, limitando-se a dizer que “essa pratica vem desde a administração passada” e confirma o despejo irregular do medicamento por “falta de um local apropriado”.
Moradores reclamam da pratica e dizem já terem tentado inúmeros contatos com as autoridades responsáveis. “É revoltante ver o caminhão do lixo circular toda a cidade com caixas de medicamentos para serem jogadas em locais impróprios. Sem se preocupar com a população que corre o risco de ser infectada, nem mesmo com o solo da nossa cidade”, desabafou o comerciante que pediu para não ter seu nome veiculado.
Especialistas explicam que qualquer medicamento pode provocar reações adversas, como, por exemplo, intoxicação. Nos casos mais graves, pode até levar à morte. “Costumamos dizer que a diferença entre o medicamento e o veneno é a dosagem, daí a importância do descarte adequado dos remédios”, explica Eri Gonçalves, agente sanitário.
Órgão estadual abre procedimento administrativo

Em nota, a Diretoria de Fiscalização da SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) informa que “vem apurando a situação da destinação irregular de resíduos sólidos no município do Cedro desde meados de Junho de 2011 em virtude de solicitação do Ministério Público Estadual. Existe procedimento administrativo para apuração desta irregularidade e demais correlatas em trâmite nesta Diretoria, no qual as sanções administrativas pertinentes foram adotadas”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário