NOTICIAS PRINCIPAIS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012:Justiça Eleitoral anuncia que comícios serão filmados em Iguatu

(FONTE: IGUATU.NET)


O encontro movimentou o auditório do cartório eleitoral em Iguatu

O encontro com os reppaaconteceu nesta tarde de segunda-feira (09) no auditório do Cartório Eleitoral de Iguatu e serviu para tirar parte das dúvidas dos presidentes e componentes de partidos políticos. Presidindo a mesa estava o Juiz Eleitoral da 13ª zona Josué Lima acompanhado pelo Promotor Eleitoral Francisco das Chagas e a chefe do cartório eleitoral de Iguatu, Lireuda Alves.

“[...] Quem vai determinar o ritmo da justiça eleitoral são vocês, candidatos” disse Juiz Eleitoral



Em entrevista ao Portal Iguatu.Net o Juiz Eleitoral, Josué Lima explicou que o encontro teve como principal objetivo esclarecer o que pode e o que não pode ser feito durante a campanha eleitoral, “A importância desse encontro é o esclarecimento do que pode e o que não pode ser feito durante a eleição esse foi o norte desta reunião. Muito mais do que punir nossa intenção é orientar. Esperamos que a mensagem tenha sido entendida e que os candidatos de Iguatu e Quixelô realizem uma campanha que seja debatida no campo das idéias” disse o magistrado.

O Promotor Eleitoral Francisco das Chagas falou sobre o processo que segundo ele tem várias fases que precisam ser bem acompanhadas pelos assessores, advogados, candidatos e dirigentes partidários. Segundo o mesmo, a Justiça Eleitoral está cada vez mais exigente nas formalidades que devem ser obrigatoriamente observada. “Por exemplo, os recursos eleitorais que não podem ser realizadas de forma nenhuma, sem passar por uma conta que tem que ser aberta pelo  candidato. O candidato não pode sair fazendo despesas,  sem ter como justificar  como  conseguiu os recursos e a origem”, afirmou.

Algumas determinações foram comunicadas pelos representantes da justiça eleitoral e que chamaram a atenção dos presentes: todos os comícios serão filmados e acompanhados pela polícia militar e civil. Em relação à atuação de carros de propaganda o centro de Iguatu deverá ficar novamente fora do roteiro desta publicidade eleitoral. Existe uma possibilidade dos partidos aprovarem um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para excluir o centro da cidade destas ações.

Um decibelímetro poderá ser utilizado por fiscais da justiça eleitoral para fiscalizar os veículos que realizam a propaganda eleitoral com sonorização.

Durante o encontro o Juiz Josué Lima declarou que toda eleição precisa de fiscalização recíproca de ambos os lados. “Os principais fiscais são os próprios candidatos, partidos políticos e o eleitor que deve zelar para que não seja cometido abuso por qualquer candidato e o Ministério Público ao lado da Justiça Eleitoral, está pronta para receber qualquer informação de irregularidade de desvio ou de  abuso, apurando esses fatos e levando a Justiça Eleitoral para aplicação de alguma sansão, multa ou até uma impugnação de candidatura, o que está previsto na legislação eleitoral, esperamos que isto não venha acontecer em Iguatu mas o aviso foi dado”, concluiu .



Momento em que aconteceu o encontro com os representantes da segurança pública

Durante as eleições, a justiça eleitoral contará assim como em outras oportunidades, com o apoio dos efetivos da Polícia Militar, Civil e Federal. Um encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira e os representantes da segurança pública debateram ações que serão realizadas durante o período eleitoral.

O Capitão Oliveira representou o 10ºBPPM de Iguatu explicou que desde já a polícia está empenhada na fiscalização do cumprimento da legislação eleitoral “Já estamos trabalhando em parceria com o judiciário e o ministério público para que a legislação eleitoral seja cumprida. Por isso vamos fazer um trabalho de muita isenção e para isso nossos policiais serão orientados neste sentido”, disse .

Para o Delegado Agenor Freitas de Queiróz, a união das forças de segurança pública em Iguatu terá um resultado positivo durante o processo, “ temos a certeza de que os candidatos farão uma campanha limpa e o histórico de violência que foi registrado em Iguatu nas últimas eleições não irão acontecer este ano e para isto a união destas forças é de fundamental importância para coibir isto”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário