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quarta-feira, 16 de maio de 2012

Obras da Copa irão atrasar mais 90 dias

Na última sexta-feira, a empresa Delta Construções S/A cancelou contrato com a Prefeitura de Fortaleza
As obras de mobilidade urbana, que prometem ser um dos maiores legados da Copa do Mundo de 2014 para a população, deveriam ter começado em janeiro deste ano. No entanto, a grande maioria não saiu do papel. Para agravar a situação, ontem, a Prefeitura de Fortaleza anunciou que a empresa Delta Construções S/A, responsável pelas intervenções do município, rescindiu contrato, após se envolver numa crise nacional.

Com isso, as intervenções, que já estão com mais de três meses de atraso, deverão demorar, pelo menos, mais 90 dias para serem iniciadas. Para dar continuidade às obras, um novo processo de concorrência pública terá de ser feito. De acordo com Geraldo Accioly, titular da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), a expectativa é que a licitação seja lançada no prazo de 30 dias.

A empresa Delta chegou a fazer R$ 5 milhões em obras. Contudo, segundo o gestor, o valor deverá ser deduzido da nova licitação. "O momento é grave, mas estamos tomando todas as medidas necessárias". Accioly acrescenta que não houve nenhum adiantamento de recursos por parte da Prefeitura e que a rescisão com a empresa não causará prejuízo aos cofres municipais.

O primeiro pagamento a ser realizado junto à empresa, no valor de R$ 880 mil, previsto para essa semana, foi cancelado. O valor total a ser gasto com as obras de mobilidade urbana da Prefeitura, visando o Mundial de 2014, é de R$ 261,5 milhões, sendo R$ 206,6 milhões provenientes da Caixa Econômica Federal e R$ 54,9 milhões, de contrapartida do município.

Atraso
Os serviços de mobilidade previstos envolvem cinco grandes avenidas de Fortaleza: Via Expressa, Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Paulino Rocha e Raul Barbosa. Dessas, apenas uma - a Alberto Craveiro - iniciou os trabalhos. Ainda assim, foi executado apenas 3% da obra.

Mesmo com o cancelamento do contrato por parte da empresa Delta, o titular da Cooperii afirma que o prazo para término das intervenções (agosto de 2013) está mantido. Para suprir o tempo paralisado, a Prefeitura exigirá da empresa vencedora a abertura de frentes de trabalho simultâneas, além de regime de trabalho em quatro turnos.

O pacote de obras de mobilidade do município envolve seis túneis e quatro viadutos. Com os atrasos, preocupa o fato das intervenções ocorrerem ao mesmo tempo, o que deverá agravar o já conturbado trânsito da Capital. Somente na Via Expressa, serão construídos quatro túneis, nos cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e Alberto Sá, além de entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont.

A Avenida Alberto Craveiro, também chamada de Avenida da Copa, considerada de prioridade máxima para a Prefeitura por fazer ligação direta com o Castelão, é a única onde as intervenções já começaram. No local, será construído um viaduto, no cruzamento com a Avenida Dedé Brasil, e um túnel, no cruzamento com a Paulino Rocha.

As obras iniciaram no dia 6 de março, mas o esquema de desvio de tráfego, montado pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), que inclui a implantação de seis semáforos, será desativado. Fernando Bezerra, presidente da AMC, diz que o plano volta em 90 dias, quando os trabalhos forem retomados.

SAIBA MAIS

Via expressa
Três túneis serão erguidos nos cruzamentos das avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e Alberto Sá, e o quarto na própria via

Alberto Craveiro
Avenida será alargada, além da implantação do Bus Rapid Transit (BRT) e a construção de um viaduto

Dedé BrasilSerão erguidos viadutos nas avenidas Osório de Paiva e Germano Frank, além de um túnel

Paulino Rocha
Serão feitas melhorias na drenagem, na malha viária e iluminação pública

Raul Barbosa
Será construído um viaduto entre as vias Raul Barbosa e Murilo Borges

Serviços do Estado ainda não foram iniciados
Apesar do acelerado ritmo das obras do estádio Castelão, que é o único da Copa do Mundo de 2014 que está dentro do prazo previsto, em relação à mobilidade urbana, as intervenções previstas pelo Governo do Estado, que incluem duas estações de metrô para a Linha Sul e um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando a Parangaba ao Mucuripe, estão atrasadas.

No caso das duas estações dentro da Linha Sul de Metrô, as intervenções se quer começaram. Em nota, a assessoria de comunicação do Metrofor informa que as duas estações - Padre Cícero e Juscelino Kubistcheck - estão em fase final de licitação. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no fim do primeiro semestre deste ano, com previsão de término em 18 meses, a contar a partir do início das obras.

Os investimentos do Estado com as obras de mobilidade somam R$ 884,3 milhões. Desses, R$ 330,7 milhões são destinados ao VLT, R$ 35 milhões para as duas estações e o maior valor (58,6% do total), para o Castelão, R$ 518,6 milhões. O estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, principal arena esportiva da Copa, chegou ao mês de maio com 65,36% concluído.

LUANA LIMAREPÓRTER  - Diario do Nordeste

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