NOTICIAS PRINCIPAIS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Iguatu é polo de desenvolvimento

O Interior do Ceará está em renascimento nas duas últimas décadas. Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e Tauá são exemplos de núcleos urbanos que se desenvolveram a partir do esforço de empresários locais e de atração de investimentos nos setores industrial, comercial e de serviços diversos.

De olho nessa nova realidade, a Câmara de Comércio Brasil-Portugal vai realizar uma série de encontros para mostrar a força econômica do Estado, além da Capital, e dar opção de investimentos para os empreendedores portugueses.

O primeiro almoço de negócio acontece, hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O Município convidado a mostrar a sua potencialidade e seu plano de atração de investimentos externos é Iguatu.

Com cerca de 100 mil habitantes, a cidade é polo da região Centro-Sul do Ceará. De acordo com pesquisa recente realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Iguatu liderou ranking de arrecadação própria no Interior do Estado e apresentou fatores geográficos e econômicos favoráveis à atração de investimentos.

“Pretendemos mostrar a força do Ceará, além dos limites da Capital e assim diversificar as opções de investimento por parte do empresariado”, explicou o presidente da Câmara Brasil-Portugal (CBP), seção do Ceará, Jorge Duarte Chaskelmann. O esforço da CBP-CE é atrair investidores estrangeiros e também nacionais de outros Estados.

Desde 2010 que o Município de Iguatu vem se preparando de forma mais eficiente e direcionada para atrair novos investimentos. Houve a revitalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a criação do Plano de Atração de Investimentos de Iguatu. “Vamos mostrar para o empresariado que Iguatu é uma cidade viável de se investir, que é polo de uma região com quase 500 mil moradores”, frisou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Patrícia Neila Diniz Nazareth.

Em 2012, mais um passo foi dado a partir da criação da Câmara Técnica de Atração de Investimentos, cujo objetivo é captar novos negócios que promovam o desenvolvimento econômico e social do Município, além de servir como uma instância de consulta para investimentos públicos locais.

Empresariado
Iguatu é o centro da região no Estado e fica equidistante das capitais do Nordeste e de outros núcleos urbanos de importância econômica no Centro-Sul. A cidade exerce o papel de polo regional de comércio e serviços, atraindo consumidores de 10 Municípios e oferecendo serviços e apoio para esses centros urbanos. Atualmente, é uma das cidades do Interior com maior quantidade de empregos formais gerados.

Após Juazeiro do Norte, Sobral, Caucaia e Maracanaú, Iguatu é a cidade que apresenta o maior número de empresários individuais que aderiram ao processo de inscrição de contribuinte formal para fins de pagamento da Previdência Social. “Iguatu tem o papel de captação por ser cidade polo e, com isso, contribui para que as cidades em seu entorno se desenvolvam”, observou Patrícia Diniz.

Até o fim deste ano, Iguatu deve receber novos investimentos no setor de varejo. O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, adiantou que empresários do setor de lojas de eletrodomésticos e de shoppings centers mostraram interesse em instalar novas lojas no Município. “Para atrair esses investimentos estamos realizando uma série de obras de melhoria de infraestrutura urbana, abertura de novas avenidas que vão melhorar o fluxo de veículos, como é o caso da Avenida de Contorno e da Avenida Fransquinha Dantas”, destacou Agenor Neto. Está em vias de construção naquela cidade um moderno centro de convenções.

O encontro de hoje na Fiec vai assinalar a transferência de posse da Comissão de Comércio Exterior do Ceará, em que será empossado o novo secretário Executivo, Roberto Marinho, que é também vice-presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará. O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, o presidente da Câmara de Vereadores, Ednaldo Lavor, secretários municipais e assessores, além de empresários e representantes de instituições parceiras vão estar presentes ao evento.

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER PARA O DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário