NOTICIAS PRINCIPAIS

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Dois piauienses são os prefeitos eleitos mais jovens de todo país

Pacheco Neto nasceu em Parnaiba e Debora Noronha é de Belém do Piauí (Foto: 180 Graus)
Os jovens do Piauí mostram não só que tem se tornado mais politizados, como também têm ingressado ativamente na política. A prova disso é que os dois prefeitos eleitos mais jovens do Brasil são piauienses.

Entre os homens, o prefeito eleito mais jovem do país é o piauiense Pacheco Neto (PSD), que foi eleito na cidade de Chaval (CE), que fica a 425 km de Fortaleza, na divisa com o Estado do Piauí.

Nascido no dia 4 de setembro de 1991, na cidade de Parnaíba (PI), Francisco Carneiro Pacheco Neto tornou-se o mais jovem dentre todos os prefeitos em todo Brasil, aos 21 anos. Ele é casado, estudante de direito e ciências contábeis foi eleito com 59,23% dos votos  (4.629).

Dentre todos os prefeitos eleitos, a segunda colocação também pertence a um piauiense, ou melhor, uma piauiense. Trata-se de Debora Noronha, que tornou-se a prefeita mais jovem do país, dentre as mulheres.

Ela, que completou 21 anos no dia 05 de Agosto (portanto 29 dias mais velha que Pacheco neto) é técnica em enfermagem e sonha um dia ser médica, pretende ainda, investir na saúde da própria cidade, ela, que trabalhou por um ano na saúde municipal e de filiada ao PSB de Wilsão, apoiador do tio a quem ela tem como referência política, agora ela se torna prefeita em Belém do Piauí (a 378 Km de Teresina).

Ao 180graus a Debora explicou, durante o projeto "Redação na Expansão" que o trabalho realizado pelo tio Ademar será continuado: “vamos continuar o mesmo trabalho, do mesmo grupo. Como sou jovem vou atuar bem forte em áreas que conte com a participação dos jovens como o esporte, a cultura, mas integrando a todos. É um trabalho que tem que continuar”, comentou a mais jovem prefeita do Piauí.

Pergunta sobre a influência que o tio (ex prefeito da cidade) vai exercer, Débora explicou que ele não vai usá-la para dominar a cidade, mas sim passar a experiência, de quem administrou bem o município, para ela, que se considera uma aprendiz, iniciando uma etapa: "sou jovem e aprendo rápido", destaca a jovem, que ainda explica aos eleitores de Belém do Piauí, porque ela merece a confiança da população, mostrando ao Piauí e ao Brasil que a juventude pode ser sim, uma importante ferramenta na administração de uma cidade: "vamos continuar o trabalhoe, assim como todos confiaram no prefeito Ademar, agora [comigo] é a mesma coisa. Ele vai continuar nos ajudando nos bastidores, enquanto eu vou trabalhar pela cidade".

Debora Noronha (Foto: 180 Graus)

PREFEITOS JOVENS PELO BRASIL
Valéria do Manin (PR), nascida em 29 de julho de 1991, foi eleita prefeita de Araioses (MA) com 55,22% dos votos. Ela é solteira, tem nível superior incompleto e é natural de Santa Quitéria (MA).

Pinheirinho (PP), nascido em 30 de maio de 1991, foi eleito com 43,71% dos votos prefeito de Ibirité (MG). Ele é solteiro, empresário, também cursa graduação e é natural de Ibirité.

Já Divaldo Soares (PSDB) foi eleito prefeito de Viçosa do Ceará (CE). Solteiro, com ensino médio e natural da cidade, foi eleito com 57,50% dos votos. Ele nasceu em 12 de abril de 1991.

A faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). De todos os estados, 11 não elegeram nenhum candidato com até 25 anos. Foram eles: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Já o estado do Maranhão foi o que mais elegeu prefeitos nesse intervalo de idade, totalizando seis vencedores, de 14 candidatos.

CANDIDATURA DE JOVENS GERA POLÊMICA
De acordo com o TSE, a faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). Barrados pela Justiça Eleitoral, chefes políticos locais recorrem a parentes próximos, normalmente filhos, sobrinhos ou esposas, para se manterem mandando na política municipal, apesar das restrições apresentadas pela legislação.

No caso do prefeito eleito em Chaval, por exemplo, ele é filho do ex-prefeito do município, Paulo Sérgio de Almeida Pacheco. O ex-gestor foi condenado em maio a cinco anos e três meses de prisão, sob a acusação de desvio de verbas públicas federais. Por conta da Lei Ficha Limpa, o filho do ex-prefeito foi lançado candidato em Chaval.

Já Debora é sobrinha do atual prefeito Ademar Aluisio de Carvalho (PSB) e, agora vai sucedê-lo na prefeitura da cidade. Pergunta sobre a influência que o tio vai exercer, Débora explicou que ele não vai usá-la para dominar a cidade, mas sim passar a experiência, de quem administrou bem o município, para ela, que se considera uma aprendiz, iniciando uma etapa: "sou jovem e aprendo rápido", destaca a jovem, que ainda explica aos eleitores de Belém do Piauí, porque ela merece a confiança da população, mostrando ao Piauí e ao Brasil que a juventude pode ser sim, uma importante ferramenta na administração de uma cidade: "vamos continuar o trabalhoe, assim como todos confiaram no prefeito Ademar, agora [comigo] é a mesma coisa. Ele vai continuar nos ajudando nos bastidores, enquanto eu vou trabalhar pela cidade".

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário