NOTICIAS PRINCIPAIS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Datafolha/O POVO – Elmano, 42%; Roberto Cláudio, 41%


“Realizada a quatro dias do segundo turno, a pesquisa O POVO/Datafolha mostra cenário absolutamente indefinido na eleição para prefeito de Fortaleza. Desde a pesquisa realizada na semana passada, o candidato do PSB, Roberto Cláudio, cresceu quatro pontos percentuais. Ele passou de 37% para 41%. Já o concorrente do PT, Elmano de Freitas, ficou estável, com 42%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a situação permanece de empate técnico, como na semana passada. Contudo, às vésperas da eleição, a diferença entre eles caiu de cinco para um ponto percentual.
Roberto Cláudio cresceu principalmente entre os que antes declaravam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Esse índice passou de 11% para 8%. Já os que dizem não saber em quem votar permanecem estáveis em 9%. Com disputa tão parelha, esses eleitores serão determinantes para o resultado da eleição.
Quando são considerados apenas os votos válidos, forma oficial como a Justiça Eleitoral divulga o resultado da eleição, Elmano oscilou negativamente de 53% para 51%, enquanto Roberto Cláudio fez o caminho inverso e foi de 47% para 49%.
O percentual de eleitores que dizem não votar em Elmano de jeito nenhum passou de 38% para 41%. Já os que não declaram voto no petista, mas admitem essa possibilidade se mantiveram nos mesmos 11% da semana passada. Em relação a Roberto Cláudio, os que rejeitam totalmente a hipótese de voto nele fizeram praticamente o caminho inverso em relação ao observado com Elmano e oscilaram de 41% para 39%. Já os que admitem a possibilidade de voto nele oscilaram de 15% para 14%. Roberto Cláudio permanece se saindo melhor em atrair eleitores que, no primeiro turno, optaram tanto por Heitor Férrer (PDT) quanto por Moroni Torgan (DEM).
Ele obtém 46% das intenções de voto dos que declaram ter votado no pedetista, contra 28% que migraram para o petista. Já entre os que dizem ter votado no candidato do DEM, a diferença é maior: 58% optam agora pelo postulante do PSB, enquanto 21% preferem Elmano. Curiosamente, há 7% dentre os que votaram no candidato do PT no primeiro turno que agora mudaram de lado e votam no concorrente do PSB. Outros 5% estão indecisos sobre a repetição do voto. E, entre os que declaram ter escolhido Roberto Cláudio no primeiro turno, há ainda mais defecções em favor de Elmano: 10%, enquanto 6% não sabem. O Datafolha ouviu 1.279 eleitores anteontem e ontem. A pesquisa está registrada com o número CE-00182/2012.!

FONTE - O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário