NOTICIAS PRINCIPAIS

domingo, 28 de outubro de 2012

Roberto Claudio (PSB) é eleito prefeito de Fortaleza

Roberto Claudio (PSB) é o sucessor de Luizianne Lins (PT) como prefeito de Fortaleza (Foto: Alex Costa/Agência Diário)
O candidato do PSB, Roberto Cláudio, foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (28). Ele venceu com % no segundo turno da eleição municipal, e deve assumir o cargo pela primeira vez em 2013. No primeiro turno das eleições, Roberto Cláudio havia sido o segundo colocado, mas reverteu a situação e atingiu a maioria dos votos válidos no segundo turno.

Enquanto votava acompanhado do governador Cid Gomes, Roberto declarou que confiava no desejo da população da capital cearense de mudar a atual administração municipal, sob comando de Luizianne Lins (PT). "Essa foi uma campanha fantástica para a gente e termina hoje com muita fé. É muita fé em Deus e muita fé que o povo de Fortaleza vai querer avançar e renovar", disse.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 97% das urnas apuradas, o deputado estadual de segundo mandato e o atual presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio recebeu 53,13% dos votos, ou 612.953 eleitores. Já Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, recebeu 46,87% dos votos, de 540.771 eleitores.

A disputa pela prefeitura de Fortaleza seguiu acirrada durante toda a campanha, com todas as pesquisas de intenção de voto apontando empate técnico entre os candidatos do PSB e PT.

Primeiro turno
 

No primeiro turno, Elmano de Freitas (PT) teve vantagem sobre o prefeito eleito Roberto Cláudio. O candidato do PT atingiu 25,44% dos votos e, enquanto o candidato do PSB contou com 23,33% dos votos dos eleitores.

O pleito contou com um total de 1.612.155 de votos apurados, com 2,92% votos em branco e votos nulos 4,69%. A Prefeitura de Fortaleza foi disputada no primeiro turno por dez candidatos.

Além de Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, participavam do pleito Heitor Férrer (PDT), Renato Roseno (PSOL), Moroni Torgan (DEM), Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Francisco Gonzaga (PSTU), Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL).

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário