NOTICIAS PRINCIPAIS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Recursos de candidatos a prefeito em Cedro e Iguatu chegam no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral [TSE] recebeu, nos últimos dias, dois Recursos Especiais Eleitorais [Respe's] de candidatos às Prefeituras Municipais de Cedro [nº 7980] e de Iguatu [nº 3964].

A Corte Eleitoral irá julgar, em breve e de forma monocrática, os Respe's do candidato à Prefeitura de Cedro, Francisco Nilson Alves Diniz [PSB]; e Iguatu, Aderilo Alcântara Filho [PRB].

Os dois recorrentes, que foram os mais votados em seus municípios, tiveram o registro de candidatura indeferidos em primeiro grau, além do Tribunal Regional do Ceará [TRE-CE], de forma unânime.Veja cada caso abaixo, incluindo Orós, que não chegou no TRE-CE e TSE.

CEDRO No município cedrense, a situação eleitoral pose estar mais próxima de ser resolvido. Isso porque o ministro do TSE, relator Dias Toffoli, no último dia 8, reformou as decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] e da Justiça no primeiro grau, que indeferiram o registro de candidatura do prefeito de Cedro, João Viana de Araújo [PP].

Toffoli validou o registro do prefeito e candidato à reeleição de Cedro, que obteve 7.831 votos. O candidato da oposição, o ex-prefeito Francisco Nilson Alves Diniz [PSB], cuja candidatura ainda está indeferida, obeteve 8.285 sufrágios e ainda pode ter revisto o indeferimento.

IGUATU Na terra da "telha", o candidato mais votado foi Aderilo Alcântara Filho [PRB] e obteve 30.203 votos. O postulante é apoiado pelo prefeito Agenor Neto, mas ainda não teve os sufrágios considerados válido, até o momento.

O fato decorre do indeferimento feito pela Justiça Eleitoral. O postulante ao Executivo entrou com recurso mas foi indeferido em primeira instância e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE]. No pleito eleitoral de Iguatu, Miriam Sobreira obteve 20.052 votos e Murilo Braga [PPS], 1.056 votos.

E ORÓS? Ainda não houve decisão pela Justiça Eleitoral quanto à situação da chapa dos candidatos Simão Pedro [PSB] e Eliseu Batista Filho [PSB]. Este comunicou à Justiça Eleitoral a desistência da postulação à chapa majoritária e para o lugar foi indicado Matheus de Mattos Batista. O novo postulante que entrou na chapa ainda terá o julgamento sobre o registro.

O maios votado no município de Orós foi o candidato Simão Pedro [PSB], com 7.636. Dr. Eugênio [PP], apoiado pela prefeita Fátima Bezerra, teve computados 5.878 votos, enquanto 143 sufrágios foram para Major Barbosa [PTC].
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário