NOTICIAS PRINCIPAIS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Golpe “nigeriano” começa a fazer vítimas na região do Cariri









Roberto Bulhões
Um golpe muito comum via e-mail enviado pela rede mundial de computadores, tem feito vítimas pelo mundo afora e acaba de chegar à região do Cariri. Sempre prometendo ganhos milionários para quem ajudar um nigeriano a transferir fundos para uma conta bancária no exterior os golpistas têm feito vítimas diariamente, diante da ganância de quem se acha muito esperto. Geralmente quem cai nesse tipo de golpe fica com vergonha de falar e prefere ficar no prejuízo. É como diz o velho jargão: “esmola grande até o cego fica desconfiado”.

A fraude é mais conhecida na Nigéria como 419, devido a seu número no código penal - a exemplo do 171 aqui no Brasil. Quem receber um e-mail prometendo ”fortuna” de nigeriano, pode consultar um dos  sites mais importantes no combate à prática o NigerianFraudWatch.org, um serviço operado pelo governo nigeriano em parceria com a Grã-Bretanha. Pode e deve consultar o Google, colocando a palavra “GOLPE NIGERIANO” onde existe farto material jornalístico versando sobre o assunto. No Brasil milhares de pessoas foram lesada e algumas até sequestradas quando foram a Nigéria tentando “receber” o dinheiro prometido.

O golpe é no mesmo formato dos velhos e conhecido golpe usados de dentro dos presídios, via telefone celular. Nesse golpes sempre existe a promessa de um carro novo, uma casa nova ou a participação em um programa de TV (Faustão, Gugu, Silvio Santos). Na versão Nigeriana que começou em 1920, a modalidade é a mesma. O “felizardo” deve enviar um valor determinado pelo golpista para poder receber a grana ou o prêmio. O comerciante caririense J. S. que pediu para não ter o nome divulgado caiu no golpe nigeriano e enviou nada menos que 6 mil reais a um suposto Peter Cole, na Nigéria. Reconhecendo que foi atraído pela ganância, J.S. disse ter acreditado no e-mail recebido na semana passada. Veja o e-mail:

Olá,
Eu, sabe que vai ser muito surpreso com a minha mensagem para você. Entrei em contato com você com base na direção do meu espírito depois de receber o seu contato na internet. Apesar de ter o nome de muitos durante a minha pesquisa, mas depois de minhas orações. Meu espírito me levou a escolher você, e eu acredito que o meu espírito não pode me enganar. É por isso que, eu em contato com você.
Eu sou o Sr. Peter Godwin. Em Burkina Faso, na África Ocidental. Eu gostaria que você compreender essa transação bem, antes que possamos prosseguir com sua execução. Eu encontrei um monte de dinheiro no meu banco. A soma de ($ 6.000.000). Este fundo é uma conta inativa com o meu banco e lá permaneceu por cinco anos. No entanto, o nosso direito bancário é que, se o fundo foi depois de sete anos, o banco vai devolvê-lo ao tesouro, fundos não reclamados. E ainda é de apenas um ano, como indicado em nossas regras e regulamentos bancários. Mas eu não quero que o banco, para fazer isso, porque, eu descobri os arquivos secretos do falecido, e ter todas as informações necessárias para reivindicar o fundo.
O homem é um (Paquistão) e morreu há muito tempo. Então, ninguém veio reclamar a devolução de fundos, eo banco vai devolvê-lo na tesouraria do Banco após 2012. Como um estrangeiro, um de Burkina Faso não pode vir como o parente mais próximo a ele, então eu olhei para um estrangeiro que pode me ajudar a alcançar este objetivo. Como eu estou trabalhando aqui, no Banco, vou usar todos os meios ao meu alcance para tornar as coisas mais fáceis, e sucesso. Nós estamos indo para compartilhá-lo, 60% para mim e 40% para você após a transferência.
Estou aqui para cobrir todos os aspectos. O que eu preciso é que a aplicação está aqui, por isso vou lutar por uma liberação urgente de fundos em sua conta nomeado. Vou mandar um texto para completar o pedido, logo que você indique o seu interesse em trabalhar comigo. Este é um risco 100% livre, tanto quanto eu estou preocupado. À espera de ouvir de você o mais rápido possível para que possamos prosseguir. Você pode entrar em contato comigo (22675986870). Embora eu não possa ser capaz de falar português, mas pode escrever através de um tradutor. Eu também gostaria de aprender a falar português muito bem, depois da transferência. Você pode ser capaz de falar Inglês ou francês? Estas são as duas línguas que posso falar muito bem.

Materia publicada em: http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=87260

Nenhum comentário:

Postar um comentário